Seja bem vindo a esse Blog!

Pretendo reunir nesse blog: textos, mensagens, atividades, dicas, imagens, enfim... tudo aquilo que eu encontro na internet e no meu dia-a-dia , através de minhas pesquisas , leituras e estudos...tudo que for especial para mim e que possa trazer edificação, motivação, reflexões, aconselhamentos e paz à famílias, filhos, professores de ensino religioso, líderes cristãos.
Reúno várias idéias de aulas e atividades para serem desenvolvidas com crianças, dinâmicas de grupo, temas para datas específicas, orientações a pais, joguinhos infantis.... enfim... o conteúdo desse blog é mais específico a educação das crianças e pedagogia de ensino.

Alguns textos são de minha autoria mas a maioria são frutos de estudos, pesquisas, textos que recebo de amigos(as) pastores. Há alguns textos que não sei o autor e nem a fonte...

Se Você (visitante) encontrar algum texto sem fonte definida, e souber a autoria ou fonte, por favor me avise para que eu possa dar os créditos devidos.

Em resumo... eu também busco o crescimento na Palavra e fazendo essa coletânea de mensagens, estudos, atividades, etc, além de divulgar a Palavra de Deus, também espero crescer espiritualmente, edificando minha casa, minha relação com meus filhos e minha própria vida com base nos ensinamentos bíblicos.

Muitas vezes não sabemos que caminho seguir...

Muitas vezes nos deparamos com certas situações e momentos onde nos perguntamos :

-O que fazer? que caminho seguir?... quando na verdade há um só caminho certo: o que conduz a vida eterna: Jesus Cristo.

Espero que as palavras, atividades e mensagens encontradas aqui possam ajudá-lo de alguma forma.

Eu te convido a crescermos juntos. Vem.......

quarta-feira, 2 de março de 2011

Reaprendendo a Amar

Amar.
Este é o verbo mais conjugado nas canções e o mais citado nos poemas.
Seguramente é o tema que mais inspirou a produção artística ao longo da história. Ele está entre os verbetes mais presentes na internet, mas continua ausente na maioria das relações humanas.
Por isso, a vida se tornou uma experiência penosa e sem significado para muitas pessoas.
O amor é essencial, principalmente na vida a dois.
O casamento é uma experiência complexa, uma jornada heróica, repleta de alegrias e desafios, onde temos a oportunidade de aprender a arte de amar.
É um aprendizado constante.
Como alguém afirmou:
“alcançar a devida compreensão da relação matrimonial é obra da vida inteira. Os que se casam ingressam numa escola onde nunca, nesta vida, se diplomarão”.

Enquanto aprendizes do amor, precisamos estar abertos para aprender novas lições e reaprender as antigas.
Isso é imprescindível para o nosso crescimento como casal.
Não se atinge maturidade na cômoda posição de quem aprendeu o suficiente.
É preciso reaprender a amar continuamente.
As pessoas buscam a felicidade, mas freqüentemente associam-na às coisas materiais. O consumismo e a superficialidade são a marca de nossos dias, gerando a cultura do descartável, até mesmo, nas relações sociais.
A compreensão da importância dos relacionamentos em nossa vida auxiliará a prevenir a frustração e o vazio existencial de quem não ama adequadamente e não se sente amado. Amar é preciso.
Reaprender a amar é fundamental!
Como lidar com esse desafio? Existe alguma orientação segura? Por onde começar?
Primeiramente, é preciso compreender que só o autor do amor pode responder de forma segura à estas questões.
Deus é amor, e é o maior interessado na felicidade de Seus filhos, por isso Ele, generosamente, dotou cada pessoa com o potencial para amar de forma plena e legítima.
Ele manifesta Seu amor em tudo o que faz como é possível perceber por meio de Seus atos na natureza e nas providências diárias.
Mas nas páginas da Bíblia encontramos o registro da maior demonstração desse amor:
o oferecimento de Sua própria vida em nosso lugar para que pudéssemos ter vida eterna.
Esse é o ato extremo do amor – a entrega completa de si para realizar a felicidade do outro.
Deus não precisava dizer mais nada.
Esse ato, por si só, disse tudo o que precisávamos para compreender o que é o amor.
Jesus ensinou, de forma clara, a essência da arte de amar nas seguintes palavras:
“Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Lc 10:27).
Nessas palavras Ele sintetizou a dinâmica do amor. Sinalizou, assim, os níveis de desenvolvimento e de manutenção de toda relação amorosa saudável.
Jesus falou primeiro do amor a Deus. Ele enfatizou que essa relação deve envolver o ser todo, de forma afetiva (de todo o teu coração), espiritual (de toda a tua alma), física (de todas as tuas forças) e racional (de todo o teu entendimento). Para estarmos aptos a amar é necessário primeiro experimentar o amor de Deus em nossa vida.
Ele fará os milagres necessários ao nosso crescimento espiritual e emocional, apagando as marcas do pecado, da culpa, da dúvida, do medo, do ressentimento e no lugar delas, colocando a paz, o perdão, a aceitação, o desejo de mudança e a força para recomeçar.
Foi a compreensão deste amor que levou Paulo a exclamar: “... somos dominados pelo amor que Cristo tem por nós.” (2 Cor 5:14). Ele compreendia sua dificuldade para amar as pessoas.
Percebeu que o amor é um dom de Deus e que apenas Ele pode fazer-nos amar sempre e de forma genuína.
A aceitação do amor de Deus nos capacitará a amá-Lo inteiramente.
“Nós amamos porque Ele nos amou primeiro.” (1 Jo 4:19).

Tentar amar a Deus sem antes ter experimentado o quanto Ele nos ama é buscar o impossível.
A história está repleta de registros sobre civilizações e pessoas que buscaram fazê-lo e nada conseguiram.
Só o amor gera amor.
O amor de Deus em nós produz amor verdadeiro a Ele, que é o ponto de partida para expressarmos esse sentimento a nós mesmos e aos outros.
Depois de recebermos o amor de Deus em nossa vida e passarmos a amá-Lo, é preciso dar o segundo passo.
Para tanto, precisamos retornar ao verso onde se encontra o ensino de Jesus a esse respeito, (Lc 10:27).
Leia e responda: depois de amarmos a Deus, a quem deveríamos amar?
Talvez a resposta pareça óbvia: nosso próximo.
Entretanto, é isso que diz o verso? Ele diz mais que isso.
Jesus disse qual o parâmetro para o amor ao próximo.
Ele acrescentou que deveríamos amar o próximo como amamos a nós mesmos.
Então, antes de amar o próximo, precisamos nos amar.
Só assim teremos equilíbrio no amor ao nosso semelhante.
Se a pessoa não se ama, é provável que não ame o próximo, mas tenha por ele outro sentimento, uma espécie de veneração e superdependência, que a leve a se anular para satisfazer o outro.
Isso é doentio. A perda do padrão de justiça e respeito próprio nesse caso aparecem com nomes como auto-estima baixa, subserviência, etc. Mas o que está na base de todo esse processo é a perda do amor-próprio. Precisamos nos amar para podermos amar o próximo. Só quando amamos a Deus e a nós mesmos é que atingimos o amor ao próximo de maneira inteligente, madura e justa.
Amar demais
Talvez você já tenha se perguntado por que algumas pessoas não se amam.
Elas parecem não se cuidar, não colocam limites às exigências dos outros, ou à forma invasiva pela qual os outros se aproveitam delas. Permitem que os outros as explorem e, até, abusem delas.
Parecem estar o tempo todo procurando exageradamente agradar os outros, e chegam a anular-se por completo para consegui-lo.
As causas desse problema são muito complexas, mas resumidamente, pode-se afirmar que de forma geral elas estão ligadas a uma vida afetiva repleta de carências, principalmente na primeira infância.
É possível encontrar na história dessas pessoas um ambiente hostil, no qual eram freqüentes a punição desproporcional ou negligência dos pais ou cuidadores em suprir-lhes as necessidades, principalmente as emocionais.
Elas se vêem de uma forma muito depreciada, distorcida, por isso não se valorizam, tendem a ter uma auto-imagem negativa e não se amam.
Sua experiência as ensinou a ver o mundo como uma constante ameaça de injustiças e perda de afetos. Elas só se encontram seguras quando manifestam uma grande dedicação à(s) pessoa(s) que julgam satisfazê-las.
Por isso, geralmente elas “amam demais” o outro, e se anulam.
Isto é um equívoco enorme, porém, muito freqüente nos relacionamentos.
O amor verdadeiro caminha no equilíbrio.
Amar de menos
Ainda sobre amar o próximo como a nós mesmos há outro extremo a ser evitado, que é o da supervalorização de nós mesmos em detrimento do outro.
Muitos relacionamentos fracassam pela incapacidade que as pessoas têm de evitar esse perigo.
O problema que enfrentam é não ter limites para o amor-próprio.
Colocam-se acima dos outros e compreendem as interações sociais como um sistema no qual encontram-se no centro de seu mundo tendo-os gravitando ao seu redor, obrigados a servi-los e fazer-lhes a vontade.
Estão sempre com seu ego inflado, insaciável na busca de atenção e satisfação, desconsiderando os outros.
Uma visão como essa produz muito prejuízo.
Os relacionamentos duráveis e saudáveis são aqueles fundados na compreensão de que somos todos iguais.

Sobre isso Deus nos dá uma orientação clara:
“não pense de si mesmo além do que convém.” (Rm 12:3).
Da mesma forma que não gostamos quando os outros nos desconsideram, eles também o sentem quando os desconsideramos e agimos como se fôssemos superiores a eles.
No casamento, o amor deve manifestar-se principalmente por meio do respeito e consideração ao outro, o que é possível apenas quando agimos com humildade.
Quando as pessoas se casam, elas o fazem porque se cansam da solidão, ou do tédio, ou das demandas da vida de solteiro.
Elas querem descanso de todos esses incômodos, mas só o encontrarão se forem a Jesus, pois Ele diz:
“aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso...” Portanto, o descanso verdadeiro só é possível quando aprendemos de Jesus a mansidão e a humildade. Ele disse que o maior é aquele que serve, e que a humildade precede a honra. Ao contrário do pensamento contemporâneo, a grandeza está em manifestar um espírito manso, pacificador e atitudes humildes.
Conclusão
A vida a dois implica companheirismo e não competição.
Quando o amor existe, ele faz com que o casal encontre o equilíbrio entre os desejos, as necessidades pessoais e o altruísmo, porque o amor não busca os seus próprios interesses.
O prazer do marido será ver sua esposa feliz e o prazer dela será ver seu esposo da mesma forma.

Reaprender a amar é ter a disposição de estar todo momento em constante aprendizado do amor de Deus por nós, em nós e por nosso intermédio, restaurando-nos e usando-nos como instrumentos para banhar de amor eterno os que nos rodeiam.

A vida a dois encontra seu pleno significado na prática desse amor, na vivência de seus frutos, produzindo paz, harmonia e uma plena satisfação de fazer feliz a pessoa que Deus nos deu para constituirmos um lar.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________
Noel José Dias da Costa
Teólogo e Psicólogo