Seja bem vindo a esse Blog!

Pretendo reunir nesse blog: textos, mensagens, atividades, dicas, imagens, enfim... tudo aquilo que eu encontro na internet e no meu dia-a-dia , através de minhas pesquisas , leituras e estudos...tudo que for especial para mim e que possa trazer edificação, motivação, reflexões, aconselhamentos e paz à famílias, filhos, professores de ensino religioso, líderes cristãos.
Reúno várias idéias de aulas e atividades para serem desenvolvidas com crianças, dinâmicas de grupo, temas para datas específicas, orientações a pais, joguinhos infantis.... enfim... o conteúdo desse blog é mais específico a educação das crianças e pedagogia de ensino.

Alguns textos são de minha autoria mas a maioria são frutos de estudos, pesquisas, textos que recebo de amigos(as) pastores. Há alguns textos que não sei o autor e nem a fonte...

Se Você (visitante) encontrar algum texto sem fonte definida, e souber a autoria ou fonte, por favor me avise para que eu possa dar os créditos devidos.

Em resumo... eu também busco o crescimento na Palavra e fazendo essa coletânea de mensagens, estudos, atividades, etc, além de divulgar a Palavra de Deus, também espero crescer espiritualmente, edificando minha casa, minha relação com meus filhos e minha própria vida com base nos ensinamentos bíblicos.

Muitas vezes não sabemos que caminho seguir...

Muitas vezes nos deparamos com certas situações e momentos onde nos perguntamos :

-O que fazer? que caminho seguir?... quando na verdade há um só caminho certo: o que conduz a vida eterna: Jesus Cristo.

Espero que as palavras, atividades e mensagens encontradas aqui possam ajudá-lo de alguma forma.

Eu te convido a crescermos juntos. Vem.......

terça-feira, 24 de setembro de 2013

PALAVRA DE DEUS PARA PAIS E FILHOS

PALAVRA DE DEUS PARA PAIS E FILHOS

PROVÉRBIOS


1:8 - Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.
1:10 - Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas.
1:15 - Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés.
2:1-5 - Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu
ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. 
3:1 - Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos 3:11-12 -Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão. Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem. 
3:21 - Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso.
4:1 - Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento.
4:10 - Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida.
4:20 - Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos.
5:1 - Filho meu, atende a minha sabedoria; à minha inteligência inclina os ouvidos.
6:20 - Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.
7:1 - Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos.
8:32 - Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque felizes serão os que guardarem os meus caminhos.
10:1 - O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe.
10:27 - O temor do SENHOR prolonga os dias da vida, mas os anos dos perversos serão abreviados.
12:1 - Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido.
13:1 - O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão.
15:20 - O filho sábio alegra a seu pai, mas o homem insensato despreza a sua mãe.
15:32 - O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento.
17:1- Melhor é um bocado seco e tranqüilidade do que a casa farta de carnes e contendas.
17:21 - O filho estulto é tristeza para o pai, e o pai do insensato não se alegra.
17:25 - O filho insensato é tristeza para o pai e amargura para quem o deu à luz.
19:13 - O filho insensato é a desgraça do pai, e um gotejar contínuo, as contenções da esposa.
19:18 - Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo.
19:26 - O que maltrata a seu pai ou manda embora a sua mãe filho é que envergonha e desonra.
20:11 - Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se o que faz é puro e reto.
20:20 - A quem amaldiçoa a seu pai ou a sua mãe, apagar-se-lhe-á a lâmpada nas mais densas trevas.
22:6 - Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.
22:15 - A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela.
23:13-15 - Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua
alma do inferno. Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á também o meu. 23:19 - Ouve, filho meu, e sê sábio; guia retamente no caminho o teu coração.
23:22 - Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer.
23:24 -Grandemente se regozijará o pai do justo, e quem gerar a um sábio nele se alegrará.
28:7 - O que guarda a lei é filho prudente, mas o companheiro de libertinos envergonha a seu pai.
29:15-17 - A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe. Quando os perver-
sos se multiplicam, multiplicam-se as transgressões, mas os justos verão a ruína deles. Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delí- cias à tua alma. 
30:17 - Os olhos de quem zomba do pai ou de quem despreza a obediência à sua mãe, corvos no ribeiro os arrancarão e pelos pintãos da águia serão comidos. 
31:10,28-29 - Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias… Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. 


PASSAGENS DO VELHO TESTAMENTO


Sl 78:1-7 - Escutai, povo meu, a minha lei; prestai ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enig- mas dos tempos antigos. O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez. Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e institu- iu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos 
Dt 4:9 - Tão-somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos. 
Dt 6:4-9 - Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas. 


PASSAGENS DO NOVO TESTAMENTO


Ef 6:1-4 - Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na dis- ciplina e na admoestação do Senhor. 
Cl 3:20-21 - Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados. 
Hb 12:4-13 - Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça. Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; e fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado.