Seja bem vindo a esse Blog!

Pretendo reunir nesse blog: textos, mensagens, atividades, dicas, imagens, enfim... tudo aquilo que eu encontro na internet e no meu dia-a-dia , através de minhas pesquisas , leituras e estudos...tudo que for especial para mim e que possa trazer edificação, motivação, reflexões, aconselhamentos e paz à famílias, filhos, professores de ensino religioso, líderes cristãos.
Reúno várias idéias de aulas e atividades para serem desenvolvidas com crianças, dinâmicas de grupo, temas para datas específicas, orientações a pais, joguinhos infantis.... enfim... o conteúdo desse blog é mais específico a educação das crianças e pedagogia de ensino.

Alguns textos são de minha autoria mas a maioria são frutos de estudos, pesquisas, textos que recebo de amigos(as) pastores. Há alguns textos que não sei o autor e nem a fonte...

Se Você (visitante) encontrar algum texto sem fonte definida, e souber a autoria ou fonte, por favor me avise para que eu possa dar os créditos devidos.

Em resumo... eu também busco o crescimento na Palavra e fazendo essa coletânea de mensagens, estudos, atividades, etc, além de divulgar a Palavra de Deus, também espero crescer espiritualmente, edificando minha casa, minha relação com meus filhos e minha própria vida com base nos ensinamentos bíblicos.

Muitas vezes não sabemos que caminho seguir...

Muitas vezes nos deparamos com certas situações e momentos onde nos perguntamos :

-O que fazer? que caminho seguir?... quando na verdade há um só caminho certo: o que conduz a vida eterna: Jesus Cristo.

Espero que as palavras, atividades e mensagens encontradas aqui possam ajudá-lo de alguma forma.

Eu te convido a crescermos juntos. Vem.......

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Discipulado INFANTIL: Projeto Pedagógico : Criança e Culto a Deus

Projeto Pedagógico 

Introdução

A criança e o Culto a Deus

Quando Davi escreveu no Salmo 122.1: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor;” isto não quer dizer que o “culto” está relacionado apenas aos momentos que nos reunimos no templo, na igreja. 

Deus é o Senhor das nossas vidas, e consequentemente devemos deixá-Lo dirigir nosso modo de viver, pensar e agir. Com isso, todas as nossas atividades diárias devem estar relacionadas com atitudes que adorem, venerem, reverencie e que estejam sujeitas a Ele.
_ O verdadeiro culto racional! Romanos12. 1.
Portanto, prestar culto a Deus é muito mais abrangente e não será possível limitar apenas ao processo litúrgico que desenvolvemos em nossas igrejas. Não importa o local em que estivermos e nem quando, tudo aquilo que fizermos deve ser em função de prestar culto a Deus. (João 4. 20 -30).
Porém, é na igreja, que se dá o auge de todo esse processo, pois quando nos reunimos nosso único objetivo é prestar culto a Deus de forma coletiva. Esse momento tão importante deve ser a mola propulsora de todo o cristão e meta constante em sua mente e coração por toda a vida.
Então é preciso ensinar as crianças a cultuar.
A criança deve ter seu espaço na Igreja e participar das atividades da mesma. É através de Jesus, que descobrimos o lugar certo da criança na Igreja: É NO MEIO! – Quando pequeno, com apenas doze anos, Jesus não estava em um lugar “à parte”, mas no meio dos doutores (Lucas 2.46). O tempo passa, Ele cresce, no auge no seu ministério, ele reafirma esta posição da criança, ao chamar e colocando-a no meio deles (Mateus 18.2-3). A Igreja pratica essa visão, legada por Jesus, quando integra a criança nas atividades litúrgicas e com isso lhe possibilita a experiência de prestar culto a Deus.
Este material é uma série de 13 lições para cultos infantis a serem aplicadas em um trimestre.

Temática
Os três alvos no ministério com as crianças são: salvação, crescimento e serviço.

A Temática destas 13 lições será o “Crescer em Cristo”, baseado no versículo 18 do capítulo 3 de 2 Pedro: “ Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.”

A criança precisa saber que toda a raça humana descende diretamente de Adão, e traz dentro de si a natureza pecaminosa. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Romanos 3.23. Só houve um que nasceu sem pecado, o Senhor Jesus, gerado no ventre virgem de Maria pelo próprio Espírito Santo de Deus, cresceu e teve uma vida exemplar que mudou o Mundo.

Uma criança pode crer para a salvação, Jesus mesmo afirma isto em Mateus 18.6 “Mas qualquer que fizer tropeçar um desses pequeninos que crêem em mim...”. Para crer é preciso conhecer, precisamos levar as crianças a Cristo! "Deixai vir a mim as crianças, porque delas é o Reino dos Céus" Mateus 19.13-15.

Uma criança pode crescer em Cristo. Todo o ensino espiritual só pode ser assimilado por aqueles que já conhecem ao Senhor. Uma criança salva pode receber orientação para o seu crescimento espiritual.

Devemos orientar nossas crianças a crescer em Cristo através de sua Palavra, pois Ele afirmou que, se assim for, seremos seus verdadeiros discípulos e conheceremos a verdade e ela nos libertará. João 8.31,32.

Objetivos
Estas lições terão como objetivo levar a criança a entender:

1º - Crescemos na Graça e Deus – Salvação – “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;” Efésios 2.8. Jesus é fonte e o manancial da graça de Deus (João. 1.16, 17).

2º - Crescimento no conhecimento de Deus. Jesus é o alvo de todo o conhecimento para darmos frutos de justiça (Filipenses 1,9-12).

Metodologia
A temática Crescendo em Cristo será trabalhada ao longo de um trimestre.
A cada semana uma palavra chave será introduzida no culto dominical e terá continuação nos cultos de quarta e quinta feira.
Como serão atendidas quatro classes: berçário, maternal, primário e juniores; as atividades proposta serão diferenciadas.
Teremos duas equipes de professores a cada semana, uma atuando e outra planejando.

As palavras chaves, os textos bíblicos e as histórias que trabalharemos serão:

Primeira Semana: Salvação
Texto Bíblico: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro.” Sl 51.10 (a).
História: Abel e um menino de coração puro.

Segunda Semana: Obediência
Texto Bíblico: “Jesus falou: Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos.” João 14.15.
História: Isaque, um menino de coração obediente.

Terceira Semana: Arrependimento
Texto Bíblico: “A bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento.” Rm 2.4 (b).
História: Jacó, um menino de coração arrependido.

Quarta Semana: Fidelidade
Texto Bíblico: “Os meus olhos procurarão os fiéis da terra para que habitem comigo.” Sl 101.6 (a)
História: Moisés, um menino de coração fiel.

Quinta semana: Gratidão
Texto Bíblico: “Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor.” 1 Tm 1.12 (a)
História: Davi, um menino de coração nobre.

Sexta Semana: Sabedoria
Texto Bíblico: "Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios". Salmo 90,12
História: Salomão, um menino de coração sábio.


Sétima Semana: Coragem
Texto Bíblico: “Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo. “ Isaías 41:13.
História: A escrava de coração corajoso.

Oitava Semana: Servir
Texto Bíblico:
História: História: Um lanche e um menino com um coração vontade de servir.

Nona Semana: Missão
Texto Bíblico: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.“ Marcos 16:15
História: Jonas, o menino de coração missionário.

Décima Semana: Cheios do Espírito Santo
Texto Bíblico: “Como dono ele pôs a sua marca em nós e colocou em nosso coração o Espírito Santo.” 2 Co 1.22(a)
História: João Batista, um bebê com o coração cheio do Espírito Santo.

Décima Primeira Semana: Oração
Texto Bíblico: “Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e nem contenda.” 1 Tm 2.8.
História: Rode, uma menina que orava.

Décima Segunda Semana: Vida Exemplar
Texto Bíblico: “Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” Filipenses 1.6
História: Timóteo, um menino de coração exemplar.

Décima Terceira Semana: Santidade
Texto Bíblico: “Sede santos, porque EU sou santo.” (I Pedro 1.16)
História: Jesus, um menino de coração santo.