Seja bem vindo a esse Blog!

Pretendo reunir nesse blog: textos, mensagens, atividades, dicas, imagens, enfim... tudo aquilo que eu encontro na internet e no meu dia-a-dia , através de minhas pesquisas , leituras e estudos...tudo que for especial para mim e que possa trazer edificação, motivação, reflexões, aconselhamentos e paz à famílias, filhos, professores de ensino religioso, líderes cristãos.
Reúno várias idéias de aulas e atividades para serem desenvolvidas com crianças, dinâmicas de grupo, temas para datas específicas, orientações a pais, joguinhos infantis.... enfim... o conteúdo desse blog é mais específico a educação das crianças e pedagogia de ensino.

Alguns textos são de minha autoria mas a maioria são frutos de estudos, pesquisas, textos que recebo de amigos(as) pastores. Há alguns textos que não sei o autor e nem a fonte...

Se Você (visitante) encontrar algum texto sem fonte definida, e souber a autoria ou fonte, por favor me avise para que eu possa dar os créditos devidos.

Em resumo... eu também busco o crescimento na Palavra e fazendo essa coletânea de mensagens, estudos, atividades, etc, além de divulgar a Palavra de Deus, também espero crescer espiritualmente, edificando minha casa, minha relação com meus filhos e minha própria vida com base nos ensinamentos bíblicos.

Muitas vezes não sabemos que caminho seguir...

Muitas vezes nos deparamos com certas situações e momentos onde nos perguntamos :

-O que fazer? que caminho seguir?... quando na verdade há um só caminho certo: o que conduz a vida eterna: Jesus Cristo.

Espero que as palavras, atividades e mensagens encontradas aqui possam ajudá-lo de alguma forma.

Eu te convido a crescermos juntos. Vem.......

terça-feira, 26 de abril de 2011

Intercedendo com discernimento


O primeiro entendimento que temos que ter a respeito da intercessão é, que não devemos orar por resoluções de coisas e sim por definições de propósitos pré-estabelecidos por Deus.

Devemos orar para que as tribulações presentes, tais como: dor, sofrimento vergonha, etc, venham nos servir como "Aio" ( guia ) para o lugar em que Deus quer que estejamos nele.

A falta de pão levou Israel a desfrutar do "maná" (Pão dos anjos ).

A sede daquele povo os levou a desfrutar da água que emanava da "rocha".

Do mesmo modo, aconteceu com Hagar. A sua triste despedida da casa de Abraão, o caminho errante do deserto e a falta de água no odre, por certo, todas esta coisas concorreram mutuamente para a chegada ao poço da sua provisão.

No caso de José, o cenário da vida deste homem até parece catastrófico: Odiado por seus irmãos, jogado no poço e depois vendido para os mercadores, vendido novamente para Potifá, sofre calunia da mulher de Potifá, lançado na prisão... parecia que a vida conspirava contra aquele jovem, porém, tudo convergiu para a sua própria ascensão, tornando-se governador do Egito.

Somos tentados a orar por soluções!

Oramos sempre por soluções e deixamos de orar a vontade de Deus!

É sábio dizer, que não é da vontade de Deus que soframos, porem é vontade de Deus nos ensinar, nos fortalecer e nos levar a um lugar nele através do sofrimento.

Jesus na noite da sua agonia, foi tentado a orar: "passa de mim esse cálice" porém, entendendo o propósito de sua agonia, logo diz ao pai:
"No entanto não faça a minha vontade e sim a tua."
Te fiz mais forte!

Certo homem orou a Deus dizendo: Pai desejo que me mostre qual seja a tua vontade pra minha vida, e por isso orou varias noites.

Certa noite enquanto dormia, Jesus apareceu a ele dizendo: Filho, quero que empurres a grande pedra que esta defronte a tua casa. Aquele homem ansioso por fazer a vontade de Deus logo se empregou nessa grande missão, "empurrar aquela gigantesca pedra"

Passaram-se vários dias, semanas e até anos... Passando então vários anos, aquele homem já estava bem aborrecido com a sua missão impossível e resolveu que precisava de uma nova audiência com Jesus.

Então certa noite Jesus aparece novamente a ele e lhe faz a seguinte pergunta: Filho empurraste a pedra ? Aquele homem em um tom bastante triste responde.

Sim Senhor! Porém não consegui removê-la. Jesus então com um sorriso singular lhe faz as seguintes perguntas:

Porque teus ombros estão tão largos e fortes? E os teus braços por que estão tão musculosos? O que fizeste para deixares tuas pernas tão firmes e fortes? Em um suspiro responde aquele homem: foi empurrando a grande pedra.

Com essa resposta , Jesus lhe esclarece dizendo: É certo que não removeste a pedra, porém, Eu te fiz mais forte.

INTERCEDER É ORAR A VONTADE DE DEUS

Interceder deve ser entendido como a forma de orarmos a vontade de Deus para a vida de uma pessoa ou situação. "Pai, seja feita a tua vontade assim na terra com no céu". Orar a vontade de Deus é compreender que tanto o querer como o efetuar são de Deus. É certo que nossa mente não quer orar assim, no entanto, nossa mente deve estar cativa a vontade de Deus mesmo quando não a conhecemos, dando assim, a ele, "todo o privilegio da dúvida".
Devemos interceder com base de que Deus tirará louvor para si em qualquer situação, por mais crítica que ela seja, pois, esta escrito: "até da ira do homem, Deus tira louvor pra Si."

O intercessor deve ser aquele que vive, confia e descansa deliberadamente em Deus e se relaciona com ele como um Deus totalmente confiável.

Devemos fazer orações proféticas a respeito do que Deus esta fazendo hoje e para onde ele esta indo agora na história.

INTERCESSÃO TRARÁ DIREÇÃO

Intercessão não é uma forma de convencermos a Deus a respeito de algo. A intercessão é o instrumento pelo qual Deus faz com que situações adversas convertam-se para aquilo que Ele quer fazer, formar e estabelecer. Eu sou o Senhor que faz essas coisas. O Senhor que forma essas coisas para as estabelecer (Jr 33.2)

A intercessão não terá como prioridade o "trazer soluções" e sim "trazer direções"e discernimento para o que Deus quer fazer em certas situações.

Podemos assim perder muito tempo na intercessão tentando trazer soluções às coisas.

Isso foi um calvário para o profeta Jeremias ao ponto de dizer que, "Deus o persuadiu." Deus na verdade frustou a perspectiva de jeremias quanto aquilo que ele esperava que Deus fizesse, assim como frustou a perspectiva do profeta Habacuque quanto a sua intercessão. Observe que em resposta à intercessão de Habacuque Deus enviou os Caldeus para levar cativo a Judá:
"pois eis que suscito os caldeus contra vós oh Judá." (Hc 1.5).

O profeta chega a dizer que diante daquelas declarações de Deus ele ficara alarmado v.3.2

A intercessão não move a Deus no sentido de fazer o que nós queremos, desse modo, a intercessão deve estar acima de qualquer "solidariedades humana". Estou convicto de que a oração de uma forma geral não envolve os nossos assuntos ou interesses e sim os assuntos e interesses de Deus, desse modo não devemos ir a Deus como vamos ao supermercado; devemos deixar nossa lista de necessidades fora do ambiente de oração, tendo a consciência de que quando oramos a vontade de Deus todos os nossos assuntos e interesses ficarão envoltos a esta oração.

Intercedendo com discernimento
(Fonte: MCM Povos - Pr.Everardo)